Você sabe quais são as principais causas de incêndio no Brasil?

Os incêndios são uma das principais ocorrências de acidentes domésticos no Brasil. Esta é uma situação de emergência muito temida, já que caso aconteça, pode comprometer a estrutura do imóvel, gerar prejuízos incalculáveis e ainda levar vidas.

Apesar dos incêndios serem temidos, muitas pessoas não têm os cuidados necessários para evitar um acidente como este. Grande parte da população são imprudentes e pensam “isso nunca vai acontecer comigo!”, porém todos estão suscetíveis a essa situação e caso aconteça, o estrago pode ser grande.  

 

As principais causas de incêndio no Brasil 

 

O fogo é muito usado nos lares, como para cozinhar, por exemplo.  Porém quando ele fica fora de controle, pode se tornar em um incêndio, que é capaz de tirar muitas vidas e destruir rapidamente o seu maior bem material. 

Como vamos citar no texto, são situações do dia a dia que podem causar tantos problemas, então a atenção precisa ser redobrada por toda a casa.

 

Crianças brincando com o fogo

 

Você sabia que grande parte dos incêndios no Brasil são causados por crianças? Brincadeiras com fósforos, fácil acesso ao fogo, soltar balões e outras atividades podem ser extremamente perigosas não somente para os pequenos, mas para todos da casa! 

Ficar de olho nas crianças pode parecer algo básico a ser feito, porém um instante de descuido pode causar um grande acidente. 

 

Hábitos na cozinha

 

A desatenção na cozinha é um fator que causa muitos acidentes. Deixar os alimentos mais tempo do que deveriam fritando ou cozinhando, esquecer o óleo e aquecê-lo em excesso, entre outras atitudes podem iniciar um incêndio. 

Além da falta de atenção ao cozinhar, existem outros hábitos na cozinha aumentam as chances de incêndio,  como esquecer o fogão ligado ao sair, colocar uma cortina próxima das bocas do fogão etc.

Por esses motivos, a atenção neste cômodo da casa deve ser mais do que redobrada. Como também já foi dito, deixar as crianças sem acesso ao fogo, principalmente na cozinha, é muito importante. 

 

Problemas na rede elétrica

 

Este é um problema recorrente que causa muitos acidentes e, infelizmente, um dos mais destrutivos. Isso porque os fios ficam dentro das paredes ou mais escondidos pela casas e pegam os moradores de surpresa. 

Uma das causas de acidentes na rede elétrica é a fiação antiga, que começa a descansar ou ficar com mal contato, o que pode produzir faíscas e começar com o fogo.  

Outra causa de incêndio é a sobrecarga na rede elétrica da casa. Quando muitos aparelhos elétricos são ligados ao mesmo tempo em uma só tomada pode gerar um curto circuito. Essa é uma das principais causas de incêndio no mundo. Situação que pode se agravar com os “gatos” na rede elétrica da casa. 

 

Vazamento de gás

 

A maior parte da população brasileira usa forno e fogão a gás e o vazamento deste material pode ser fatal. Isso porque, um pequeno vazamento pode gradualmente acumular uma concentração explosiva de gás. 

Como evitar incêndios

 

Como foi dito, um incêndio é um acidente perigoso que pode gerar grandes perdas a uma família. Além dos cuidados que citamos ao longo do texto, há diversas formas de prevenir essa situação e lidar com ela de forma segura caso aconteça. 

Por mais que seja impossível anular por completo o risco de que um incêndio ocorra, é possível se prevenir, tomar certos cuidados e ficar atento aos sinais na rede elétrica e vazamento de gás, por exemplo. 

 

Como saber se a rede elétrica está sobrecarregada

 

O recomendado é não ligar vários aparelhos em uma só tomada, por meio de extensões e benjamins. Caso aconteça, um dos sinais clássicos de sobrecarga de energia é quando a luz de uma lâmpada fica fraca, então se atente a este sinal e tome as medidas necessárias o mais rápido possível se percebê-lo. 

Faça a manutenção da rede elétrica periodicamente para evitar que a fiação envelheça e descasque como foi dito. 

 

Vazamento de gás

 

Esse é um acidente muito perigoso, já que pode causar explosões. Se você sentir o cheiro de gás pela casa, não ligue as luzes! Abra as janelas e portas e deixe a ventilação entrar. 

 

Proteção contra incêndios 

 

Não é comum que as pessoas tenham extintores, alarmes, saídas de emergência, entre outros equipamentos, em casa. Porém as medidas da proteção passiva (PP) são perfeitas para os imóveis residenciais. 

A PP é um conjunto de soluções que tem como objetivo ganhar tempo para as pessoas evacuarem o local e não prejudicar a estrutura do imóvel, evitando grandes perdas.  

As medidas da proteção passiva evitam a propagação. Uma das suas soluções é o enclausuramento da rede elétrica, fazendo com que caso haja um curto circuito o fogo fique somente nos dutos e não se espalhe pela casa. Além da aplicação de produtos para que os seus móveis resistam ao fogo e não ajude a espalhar as chamas. 

Esses são alguns dos benefícios da proteção passiva que pode te ajudar e muito na prevenção de incêndios.