Como Telefonista Deve Agir Ao Telefone. Dicas Importantes!

Como Telefonista Deve Agir Ao Telefone. Dicas Importantes!

Seja secretária, recepcionista ou atendente, uma hora ou outra será necessário atender e fazer ligações, e no caso do profissional dedicado a isso, o telefonista, é primordial que este saiba como falar ao telefone de forma profissional e formal, demonstrando clareza e conhecimento das informações solicitadas pelo cliente.

Falar com um tom de voz médio e respeitador, usar expressões corretas e sem gírias e ser atencioso, serão atitudes que demonstrarão o profissionalismo e uma etiqueta correta do telefonista ao telefone. Veja agora, como o telefonista deve agir ao telefone, com dicas importantes de etiqueta.

Preze Pela Formalidade E Profissionalismo

Desde o momento que atende até o momento que desligar o telefone, haja de forma profissional e seja formal na maneira de tratar a pessoa do outro lado do fone. Cumprimente com respeito, fale o nome da companhia e pergunte qual a necessidade da pessoa.

Fuja de tratamentos íntimos como “meu amor”, “minha querida” ou “amigo”, pois você estará em um âmbito formal e empresarial e precisa manter a descrição e formalidade. Busque auxiliar em tudo para que a pessoa sinta que sua necessidade foi atendida e nunca deixe de demonstrar paciência, respeito e gentileza.

Use Um Tom De Voz Moderado

Seja claro em tudo o que for dizer ao telefone e use um tom de voz que não seja muito baixo, ao ponto da pessoa pedir constantemente para falar mais alto, e nem muito alto, ao ponto de parecer que está gritando e transmitir a ideia de estar sendo grosseiro.

Mantenha o tom moderado e se estiver em um local muito barulhento, se possível, se retire e vá para um lugar mais silencioso. Além disso, o tom moderado também passa a ideia de como está o estado de espírito, ou seja, se estiver irritado, a outra pessoa logo perceberá, então procure ser gentil e manter a classe mesmo em conversas mais nervosas.

Nunca Faça Várias Coisas Ao Mesmo Tempo Enquanto Estiver Ao Telefone

 Comer, anotar um recado, dar uma olhada no email e ainda falar com seu chefe e tudo isso ao telefone, é sem dúvida muita coisa que pode atrapalhar muito…ainda mais quando a pessoa ao telefone está falando algo muito importante.

Para não ficar sem entender o que o outro diz ao telefone e poder suprir sua necessidade e informações com perfeição, a melhor dica é deixar de lado tudo o que estava fazendo e ter seu foco voltado para esse momento. Além de demonstrar respeito, também demonstra atenção e cuidado.

Cuidado Com Gírias E Expressões Costumeiras

No dia a dia é comum falar gírias com amigos e parentes e usar expressões costumeiras como “meu deus” e “cara”, porém na hora do trabalho, exclua esse linguajar e procure falar o mais correto e formal possível.

Gírias e expressões devem ser evitadas, pois passam falta de profissionalismo e foram feitos para o uso em momentos mais irreverentes e não com possíveis clientes, por exemplo. Então quando estiver ao telefone, evite o tom coloquial e valorize o tom formal.

Anote Tudo E Nunca Confie Em Sua Memória

Nossa memória pode pregar peças na gente, e uma das maiores, é quando ouvimos algo ou achamos que ouvimos e transmitimos isso sem ter certeza, podendo causar uma grande confusão. Por isso anote tudo o que for dito ao telefone e sempre coloque o telefone da pessoa, o nome e o cargo, além de horário e data para não ter erro.

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