Os principais cuidados ao fazer escova progressiva em salões de beleza

Certamente, vários métodos foram criados para alcançar o liso perfeito. A escova progressiva é um dos modos mais procurados nos salões por todos os gêneros. Os cabelos soltos, leves e sedosos são os mais cobiçados. Isso porque o alisamento reduz o volume do cabelo e dá muito mais movimento aos fio. Além, é claro, de facilitar muito a vida, já que não bagunça tanto na hora de acordar.

Apesar de produzir um efeito imediato a melhor escova progressiva é conhecida por ser um processo gradual de tratamento. A cada sessão a aplicação do produto vai acalmando mais e mais os fios. Apesar de toda a polêmica levantada sobre as composições químicas do produto, o procedimento é ainda muito procurado, principalmente pelas mulheres.

O que é a escova progressiva?

A princípio, antes de se submeter ao tratamento dos cabelos, é bom saber do que se trata a escova progressiva. A princípio, esse método é basicamente um processo químico feito nos fios para abaixar o volume deixá-los completamente lisos. O produto faz com que o cabelo fique macio e maleável. Mas, para isso, a química altera diretamente a estrutura do cabelo.

No início, os salões de beleza usavam bastante a substância do formol, mas com o tempo esta opção foi sendo barrada. Hoje em dia, a quantidade permitida é de 0,2%. Há muito risco envolvido para a saúde ao utilizar a fórmula do formol. Mas, nada que a tecnologia não resolva. Já foram desenvolvidos métodos capazes de produzir o mesmo efeito e garantir o liso perfeito nos cabelos.

Cuidados para a aplicação da escova progressiva

Existem alguns cuidados básicos que servem para todas as opções de escovas progressivas. Tanto para a pessoas que receberá a aplicação, quanto a aplicadora precisam se prevenir para não causar nenhum acidente indesejável. Antes de mais nada, é preciso separar os seguintes instrumentos de trabalho:

  • secador de cabelo e chapinha
  • luvas
  • recipiente para o produto
  • pincel
  • pente com cabo fino e escova
  • produto da sua preferência
  • shampoo anti-resíduo

Modo de preparo e aplicação

Antes de começar a aplicação é necessário lavar bem os cabelos com o shampoo e secar cerca de 70% dos cabelos. É preciso que não esteja encharcado, nem totalmente seco. Lembre-se que a profissional deve se proteger com as luvas e despejar o produto no recipiente escolhido. Respeitando o limite de 1 cm do couro cabeludo, os cabelos serão separados em mechas e aplicação do produto será feita uniformemente.

É preciso prestar bem à atenção nas instruções dadas na embalagem do produto. Deixar agir durante o tempo indicado pela marca e enxaguar bem o cabelo com água fria. É importante se certificar de não ter deixado nenhum resíduo para trás. O cabelo deverá ser secado novamente com o secador até ficar bem sequinho. Depois disso, as mechas serão separadas mais uma vez para passar a chapinha.

A aplicação está pronta. A repetição do processo tem indicação mínima de 2 meses de intervalos de uma aplicação para a outra. Não tem segredos, mas, na dúvida, se não tiver certeza do que fazer qual o melhor produto usar, procure a sua cabeleireira e consulte uma proposta adequada para você.

Cuidados pós-progressiva

Para manter o seu liso perfeito é necessários alguns cuidados essenciais na rotina do seu cabelo. Hidratação é um dos principais hábitos a seguir. Após a aplicação o produto cria-se uma camada envolta do fio e garante que o alisamento dure por mais tempo. Mas, ao mesmo tempo que o protege, o tratamento impede a produção da oleosidade natural dos fios.

Não se desespere se as pontinhas do cabelo ficarem ressecadas, porque é normal posterior ao procedimento. Isso ocorre pelos mesmo motivos descritos no parágrafo anterior. O óleo natural não desce para as pontas do cabelo e acaba se acumulando no couro cabeludo. É aí que entra a hidratação!

Por fim, outra dica é evitar lavar as madeixas no período de três dias de aplicação e, dependendo do produto usado, evitar prender o cabelo. Isso pode diminuir o tempo de ação e deixar marcas ao longo dos fios. No mais, fique de olho nas dicas de hidratações caseiras e mantenha o seu liso sedoso e perfeito!