É seguro ter relação sexual durante a Menstruação?

Mesmo com toda a informação que possuímos nos dias de hoje, muitas mulheres ainda sentem algum tipo de insegurança quando falamos de praticar sexo durante a menstruação. Por mais que o receio persista na cabeça de muitas, não há contra indicação, muito pelo contrário, porém alguns cuidados devem ser tomados. Confira quais são eles:
 

Risco de contrair infecções e DSTs

A temperatura normal do pH vaginal é entre 3,8 até 4,5, tornando-se mais elevada durante a menstruação. Isso significa que também aumentam as chances de desenvolver infecções ou DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis). As mais comuns são a urinária e a candidíase. Isso ocorre porque os micro-organismos se desenvolvem de forma muito mais rápida em tais condições. 

Estes riscos certamente serão minimizados com o uso de camisinhas e com a prática de sexo  debaixo do chuveiro. O ideal é esperar pelos últimos dias do ciclo, para evitar que escorra sangue nos lençóis. Caso esteja usando um absorvente interno, deve-se retirá-lo antes, pois durante a penetração, ele pode ser empurrado para o fundo da vagina, sendo mais difícil após, retirá-lo da forma convencional, precisando de auxílio médico em muitos casos.

Benefícios    

  • Ajuda no alívio de sintomas como cólica e desconforto na região do abdômen, por causa da liberação de endorfinas na corrente sanguínea, principalmente após a mulher alcançar o orgasmo, o que ainda auxilia na diminuição da dor de cabeça e irritabilidade.  

  • A região genital fica mais sensível, permitindo que a mulher sinta mais prazer e que encontre o orgasmo de forma mais rápida.  

  • Possibilidade de encurtar o período menstrual, pois as contrações vaginais facilitam a saída do sangue menstrual.
     
  • A região fica lubrificada de forma natural, assim, não existindo a necessidade de usar lubrificantes íntimos.

Cuidados para não engravidar

Como citado anteriormente, o método mais comum e seguro é o uso de preservativos, sem falar que também ajudam na prevenção de doenças. Entretanto, há outras alternativas como a pílula anticoncepcional e o DIU (Dispositivo Intra Uterino). Caso a mulher tenha relações sexuais sem proteção durante o período de menstruação, ela possui chances de engravidar, pois os espermatozoides podem sobreviver por até sete dias dentro de seu corpo. 

O risco é ainda maior em mulheres que possuem o ciclo irregular. É aconselhável que as relações sexuais ocorram nos últimos dias do período menstrual, pois as chances de engravidar são bem menores.     

Referência texto: https://www.tuasaude.com/relacao-sexual-e-menstruacao/#articleSurvey