5 pratos típicos da culinária de Maceió: conheça os principais

Viajar para Alagoas é uma das experiências mais incríveis para qualquer turista brasileiro. Afinal, o estado é riquíssimo culturalmente, tem uma arquitetura muito interessante e uma natureza belíssima. Além disso, não podemos negar os fantásticos pratos típicos da culinária de Maceió, sua capital. Portanto, se você tem o objetivo de conhecer o estado, nada de ficar pedindo pizza nas pizzarias em Rappi e foque na culinária típica local.

Com a pandemia do novo coronavírus, ficou mais difícil viajar para outros destinos. Os aeroportos internacionais ficaram fechados por muito tempo, mas mesmo as viagens locais se tornaram perigosas para a população. No entanto, com o início da vacinação das pessoas e a previsão de várias doses no país nos próximos meses, Alagoas já se posiciona como o principal motor da recuperação turística no Brasil.

É claro que lugares como Maragogi terão papel primordial nisso. No entanto, não dá para excluir os pratos típicos da culinária de Maceió dessa recuperação. Quer ver por quê? Siga a leitura do artigo abaixo para conhecer alguns exemplos de pratos típicos da região!

5 pratos típicos da culinária de Maceió

1. Bolinho de goma

Se você é sudestino ou sulista, provavelmente conhece “goma” como uma coisa diferente do que outras partes do país conhecem. Em vez de ser o docinho meio plastificado que vende-se em qualquer supermercado, originalmente o termo goma vem de engomar, que antigamente era algo feito com a clara do ovo. Como sobrava a gema, muitos doces eram feitos com isso e eles acabavam ganhando o nome de goma também.

Um quitute típico de Maceió é o bolinho de goma, que tem esse nome justamente por ser feito de gema de ovo. Uma espécie de broa, esse quitute ainda leva amido de milho, leite de coco, margarina e açúcar. Cada bolinho é feito à mão e assado com muito carinho. O resultado é uma broa deliciosa!

2. Chiclete de camarão

Outra confusão linguística entre Maceió e outras partes do país se vê no Chiclete de Camarão. Esse prato não tem nada a ver com o docinho de mastigar vendido pelo país, mas é sim uma iguaria muito curiosa e exclusiva de Alagoa. Basicamente, o prato é composto por camarão com um creme derretido de vários queijos, como mussarela, requeijão, parmesão, gorgonzola e provolone. Além disso, ainda se adiciona creme de leite e temperos, como cheiro verde, para um resultado ainda mais cremoso e delicioso.

3. Siri mole ao coco

São poucos os turistas que viajam até Maceió e não provam um delicioso Siri Mole ao Coco. O prato é muito comum na capital de Alagoas (e em outros municípios também) pois o estado tem várias lagoas que produzem mariscos e moluscos em grande quantidade.

O prato é uma espécie de ensopado feito de siri e coco, além de vários legumes diferentes e servido acompanhado de farofa e arroz. O sabor é forte, não negamos, mas é uma delícia sem igual.

4. Sururu de capote

Você provavelmente não o conhece, mas o sururu é um pequeno marisco que vive em conchas encontradas em Alagoas. Ele é capturado vivendo dentro dessas conchas localizadas em águas doces do estado. Esse prato é feito com o sururu cozido dentro da própria concha, com um conjunto de temperos diferentes. O prato é servido como petisco ou como refeição principal. Nesse segundo caso, ele ainda vai acompanhado de pirão, purê e pimenta.

5. Arrumadinho de feijão

Por fim, não dava para finalizar a lista sem o Arrumadinho de feijão. O prato é feito com feijão verde ou fradinho, acompanhado de carne de sol, ervas e linguiça. Ele é servido acompanhado de vinagrete e farofa. Em alguns casos, vai com um pouco de arroz também. É uma delícia!

Pronto! Agora você já conhece alguns pratos típicos da culinária de Maceió. Vai dizer que não bateu aquela vontade de comer um siri mole ao coco ou um arrumadinho de feijão? Sem a menor dúvida, a culinária será uma das principais experiências da sua viagem à Alagoas. Portanto, se você pretende conhecer o estado pela primeira vez em 2021, prepare o estômago e já comece a fazer as malas!

Antes de ir, conte pra gente: qual desses pratos pareceu mais apetitoso para você?