15 Dicas para manter sua fé na faculdade

15 Dicas para manter sua fé na faculdade

Etapa 1: Seja cristão antes da faculdade

Examine-se para ver se você está na fé. Teste-se. Ou você não percebe isso por si mesmo, que Jesus Cristo está em você? – a menos que você não cumpra a prova! – 2 Coríntios 13: 5

Para permanecer cristão, você precisa ser cristão. 

É aqui que muitas dessas estatísticas provavelmente são enganosas. Só porque alguém é de uma família cristã ou vai para o Grupo de Jovens não significa que eles são realmente crentes. Deus não tem netos. Ninguém pertence a Cristo em virtude de seus pais, irmãos, hábitos ou qualquer outra coisa. Você não pode perder algo se nunca o teve. 

Ser cristão significa que você pessoalmente acredita que Jesus é o Filho de Deus encarnado que morreu na cruz para pagar a penalidade pelos seus pecados e ressuscitou no terceiro dia como o Salvador e o Senhor ressuscitado e vitorioso sobre todos – incluindo Senhor e Rei por toda a sua vida. Ser cristão é ser perdoado por Jesus e se entregar com alegria a Ele, vivendo por Seu Espírito Santo e sendo transformado por Ele. 

A verdadeira fé  em Jesus como sua única esperança de estar diante de um Deus justo e santo não é algo que é esmagado por uma instituição educacional pós-moderna e anti-Deus.

Etapa 2: Espere ser testado

Amado, não se surpreenda com a provação ardente quando se trata de testá-lo, como se algo estranho estivesse acontecendo com você. Mas alegre-se na medida em que compartilha os sofrimentos de Cristo, para que você também possa se alegrar e se alegrar quando a glória dele for revelada. – 1 Pedro 4: 12-13

Você já reparou que toda a conversa sobre ‘permanecer cristão na faculdade’ parece assumir que as próprias provações são antinaturais e de alguma forma novas? Aqui está uma mudança de perspectiva: Deus realmente quer que sua fé seja testada para que você cresça na maturidade.

A natureza particular do julgamento e sua aparente eficácia podem ser novas, mas o teste de sua fé é algo com que Deus realmente se importa. Não se iluda pensando que também será testado na faculdade! A faculdade pode ser um crisol particularmente desafiador, mas o teste de sua fé continuará pelo resto de sua vida. Isso é realmente parte do plano de Deus e Ele o usará para crescer e refinar você.

Etapa 3: espere ser diferente

Faça todas as coisas sem resmungar ou contestar, para que você possa ser inocente e inocente, filho de Deus sem mancha no meio de uma geração distorcida e distorcida, entre os quais você brilhar como luzes no mundo. – Filipenses 2: 14-15

É aqui que a borracha encontra o caminho para muitas pessoas. Seguir a Cristo faz você diferente. Pode não ter sido muito perceptível em sua vida até agora, mas se destaca cada vez mais em diferentes estágios de sua vida, principalmente na faculdade. 

Faça um compromisso consigo mesmo para não se surpreender quando for diferente. Quando você é a única pessoa que afirma a verdade na sala de aula.

Quando você é a única pessoa que não deseja trapacear em um exame. Quando você é a única pessoa que não está interessada nas mesmas atividades em um sábado à noite. Você será diferente. Prepare-se para não se encaixar e encontre sua segurança em Cristo e não em seu novo ambiente.

Etapa 4: Encontre uma comunidade de crentes

E vamos considerar como estimular um ao outro a amar e a boas obras, sem deixar de nos reunir, como é o hábito de alguns, mas encorajando um ao outro, e ainda mais quando você vê o Dia se aproximando. – Hebreus 10: 24-25

Este ponto anda de mãos dadas com o último. Ao se preparar para não se encaixar, encontre um lugar onde você se encaixa. Todo mundo precisa se sentir amado e aceito e como parte de uma comunidade onde eles podem baixar a guarda. Se você não encontrar intencionalmente alguém que glorifique a Deus, acabará por encontrar alguém que não o faz. Deus fez o corpo de Cristo trabalhar juntos por uma razão – não a abandone! 

Sua irmandade não precisa ser enorme. Quando você encontrar um grupo, convide seus amigos que acreditam! Eles precisam da irmandade, assim como você, e você pode ajudar a encorajar um ao outro.

Seja investido em incentivar a fé dos outros. Se a Liga foi um incentivo para você,  convide seus amigos ! Todos nós precisamos de boa comunhão e bons recursos; portanto, aproveite as vantagens que você possui.

Etapa 5: Não se envolva em pecado

Não ame o mundo ou as coisas no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que existe no mundo – os desejos da carne e os desejos dos olhos e o orgulho da vida – não é do Pai, mas é do mundo. – 1 João 2: 15-16

Este é um grande problema. Pergunte a qualquer apologista cristão e eles podem lhe dar argumentos maravilhosos sobre a racionalidade e razoabilidade da fé cristã. Esse conhecimento é precioso para quem acredita, mas muito raramente convence um cético a isso. Por quê? 

Porque a crença no retrato de Deus da Bíblia é carregada. Vem com ele um chamado para obedecer, render-se, seguir e, principalmente, abandonar o pecado. Muitas pessoas não estão interessadas no cristianismo, não porque estão convencidas de que não é verdade, mas porque não querem que seja. 

Como cristão saindo de casa pela primeira vez, você não pode pensar que este é um bom momento para se envolver no pecado (nunca existe). Entregar a carne, mesmo que de pequenas formas, torna mais forte e mais difícil a superação da próxima vez.

Quanto mais você se apaixonar pelo pecado, mas investido se tornará em justificá-lo. Quanto mais você tenta justificar o pecado, mais ressentido, em vez de agradecido, será de Deus. 

Então não vá lá. Não vale a pena.

Passo 6: Gaste tempo com Deus! Leia as Escrituras

A lei do Senhor é perfeita, [c] 

      revivendo a alma; 

o testemunho do Senhor é certo, 

      tornando sábio o simples; 

10 Mais a desejar são do que ouro, 

      muito ouro fino; 

mais doce que o mel

      e as gotas do favo de mel. –  Salmo 19: 7; 10

O seu relacionamento com Deus não é, de certo modo, diferente do seu relacionamento com mais ninguém. Todos os relacionamentos estão crescendo ou diminuindo; não existe algo como ficar parado. 

Da mesma forma, se você deseja manter um bom relacionamento com Deus, precisa investir nele. Gaste tempo na Palavra apenas para conhecer melhor a Deus. Leia para ouvir o que Ele quis dizer com as palavras. Leia para conhecer a Deus. 

Ao mesmo tempo, conhecendo as escrituras, Deus lhe dará respostas para os desafios que lhe são apresentados, mesmo antes de encontrá-los. Ele lhe dará conforto; Ele lhe dará companhia; Ele lhe dará sabedoria. Se você não tem certeza para onde ir primeiro, tente um estudo da Bíblia como Este livro está vivo .

Passo 7: Gaste tempo com Deus! Orar sem cessar

Vinde a mim, todos os que trabalham e estão pesados, e eu te darei descanso. Leve meu jugo sobre você e aprenda comigo, pois sou gentil e humilde de coração, e você encontrará descanso para suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. – Mateus 11: 28-30

Da mesma forma que o tempo gasto na Palavra, não se esqueça do maravilhoso privilégio que temos para orar! O Senhor diz para você “lançar sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de você” (1 Pedro 5: 7) Isso é um presente! O rei do universo quer ouvir suas preocupações e suas alegrias, o tempo todo. 

Além de ser seu companheiro constante de oração, Ele também ordena que você ore por seus inimigos. Estes podem não ser os inimigos óbvios, vestidos com armaduras, podem parecer um professor desgrenhado ou um estudante popular.

Talvez esse professor ofensivo e antagônico que você tem seja realmente um solo fértil para a Palavra de Deus! Talvez Deus esteja atraindo para si a pessoa mais difícil e o que parece agressividade seja realmente a sede do único Deus verdadeiro. E mesmo se não, Deus ainda o chamou para orar por essa pessoa, para que Ele possa amolecer seu coração e fazer Sua obra em você. 

Portanto, dê a Deus seus cuidados o tempo todo e ore por aqueles que o perseguem.

Passo 8: Gaste tempo com Deus! Longe da distração

Os céus declaram a glória de Deus, 

       e o céu acima proclama sua obra. – Salmo 19: 1

Não há dúvida de que muitas vezes ouvimos melhor de Deus em solidão. Crie o hábito de passar tempo com Deus sozinho, mesmo que seja apenas por alguns minutos. A faculdade pode ser uma maravilhosa sobrecarga sensorial de pessoas o tempo todo, mas é bom que você fique sozinho às vezes. Quanto mais ocupado você estiver, mais provavelmente precisará disso. 

Se você tiver a oportunidade, passe algum tempo sozinho com Deus em um lugar natural, como a floresta ou um parque. As coisas que Deus fez testificam quem ele é! Deus os usa para nos refrescar.

Etapa 9: Compartilhe o Evangelho

Você é a luz do mundo. Uma cidade situada em uma colina não pode ser ocultada. As pessoas também não acendem uma lâmpada e a colocam debaixo de uma cesta, mas em um suporte, e isso dá luz a todos na casa. Do mesmo modo, deixe sua luz brilhar diante dos outros, para que eles possam ver suas boas obras e dar glória a seu Pai que está no céu. – Mateus 5: 14-16

Você sabe o que o tornará mais convencido e animado com o Evangelho? Dizendo para outra pessoa. 

Você já ouviu a frase “a melhor defesa é um bom ataque”? Bem, isso se aplica a proteger sua fé na faculdade. Compartilhe o evangelho. Deixe Deus te usar para o que Ele quer te usar. Seja obediente ao que Ele te chamou. Preocupe-se com a salvação de seus amigos e daqueles que o rodeiam. 

Você não recebeu as boas novas do sacrifício amoroso de Jesus, a fim de mantê-lo em segredo. 

Se você não sabe por onde começar, comece solicitando o Pocket Gospels  para seus amigos. Mostre a introdução no início e incentive-os a fazer o Desafio de 21 dias  com você. Campo de treinamento de evangelismo irá ajudá-lo a se sentir mais confortável e preparado.

Coloque o evangelho nos papéis que lhe foram designados e projetos. Isso impedirá que você desenvolva uma visão de mundo compartimentada e, ei, você poderá construir sua comunhão cristã quando mais pessoas vierem a Cristo!

Etapa 10: Conheça a Verdade

Veja que ninguém o leva cativo pela filosofia e pelo engano vazio, segundo a tradição humana, segundo os espíritos elementares do mundo, e não segundo Cristo. Colossenses 2: 8

Para poder defender sua posição, é importante que você saiba por que acredita no que acredita. Você ficará feliz em saber que a fé cristã tem uma base sólida. Aprenda os fatos.

Se você conseguir, faça um curso on-line de apologética antes da faculdade ou durante seu primeiro semestre. Isso lhe dará confiança de que o que você acredita não é bobo ou irracional. Se você não consegue administrar uma aula, tente ler um livro como “O Caso de Cristo” ou assistir a vídeos do YouTube de professores cristãos. Aprenda cinco razões pelas quais a Bíblia é o livro mais importante da Terra . Estude a Bíblia e ore para que Deus lhe mostre o que Ele está dizendo, para que você esteja “preparado para defender alguém que lhe pedir uma razão da esperança que há em você” (1 Pedro 3:15). 

Lembre-se também que “a mensagem da cruz é tolice para os que estão perecendo, mas para nós que estamos sendo salvos, é o poder de Deus” (1 Cor. 1:18). Isso significa que, mesmo que você tenha todos os melhores fatos e conhecimentos, nem todos os entenderão.

Etapa 11: Seja cético em relação aos céticos

Pois embora conhecessem a Deus, não o honraram como Deus nem lhe deram graças, mas tornaram-se inúteis em seus pensamentos, e seus corações tolos se obscurecem. Alegando ser sábios, eles se tornaram tolos. – Romanos 1: 21-22

Não assuma que seus professores ou qualquer outra pessoa sabe do que estão falando. Pelo menos em assuntos de Deus. Isso pode parecer uma coisa irracional, mas não há razão para que perícia em um assunto signifique autoridade em outro.

Os professores universitários têm cinco vezes mais chances de professar ateísmo do que o público em geral 2 e mais de 50% deles reconhecem que são mais contrários ao cristianismo bíblico do que qualquer outra visão de mundo 3. Não pense que eles são objetivos. 

As pessoas que não acreditam, estejam em posições de autoridade ou não, são rápidas em dizer coisas como “a Bíblia foi refutada” (o que isso significa?) Ou “Jesus nunca disse …” (seguido por coisas que Ele definitivamente disse claramente). Se você conhece a Deus e conhece a Sua palavra, essas coisas se destacam instantaneamente como completamente sem apoio e sem academia. Caso contrário, você as engolirá por atacado.

Etapa 12: Deixe espaço para a incerteza

Pois eu decidi não saber nada entre vocês, exceto Jesus Cristo e ele crucificado. – 1 Coríntios 2: 2

Não tenha medo de não saber tudo. É bom tentar se preparar e ter respostas bíblicas para críticas comuns ao cristianismo, mas se você não puder responder à pergunta de alguém sobre o que uma certa escritura significa ou por que algo é do jeito que está, tudo bem.

Não saber hebraico ou grego ou onde está o Monte Ararat não significa que Ele não morreu na cruz pelos seus pecados. Ele fez. E não há problema em dizer a alguém que você não sabe a resposta para outra coisa ou que voltará para ela. Peça a Deus e ele pode lhe ensinar a resposta naquele dia ou ele não pode. Apenas não confunda não saber coisas específicas sobre se o Evangelho é verdadeiro ou não. Isto é.

Etapa 13: Mantenha contato com a família

Eis que os filhos são uma herança do Senhor, 

       o fruto do útero é uma recompensa. 

Como flechas nas mãos de um guerreiro,

       são os filhos da juventude. – Salmo 127: 3-4

Você sabe quem estará por perto quando terminar a escola? Sua família. Você sabe quem vai te amar e se importar com você, não importa o quê? Sua família. Você sabe quem também será capaz de mantê-lo fundamentado em quem você é em Cristo? Se eles são crentes, provavelmente ninguém melhor que sua família. 

Muitas pessoas vêem a faculdade como uma oportunidade de se tornar uma pessoa totalmente nova, mas essa é realmente uma idéia estranha. Você deve mudar e crescer na faculdade e pelo resto da vida, mas se o seu plano para a faculdade se tornar uma pessoa irreconhecível de quem você era quando saiu, isso é um pouco estranho.

Ficar perto da sua família o ajudará a reconhecer o quanto você está mudando e se está ou não em boas maneiras. Eles o ajudarão a perceber como você está sendo influenciado, para que possa se avaliar. E se eles são como você, provavelmente são boas pessoas de qualquer maneira!

Etapa 14: Escreva uma confissão de fé

Pois entreguei a você como de primordial importância o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, de acordo com as Escrituras, que ele foi sepultado, que foi ressuscitado no terceiro dia, de acordo com as Escrituras, e que ele apareceu para Cefas, depois aos doze.

Então ele apareceu para mais de quinhentos irmãos de uma só vez, muitos dos quais ainda estão vivos, embora alguns tenham adormecido. Então ele apareceu a Tiago, depois a todos os apóstolos. Por fim, quanto a um nascido prematuro, ele também apareceu para mim. – 1 Coríntios 15: 3-8

Durante séculos, os crentes escreveram declarações doutrinárias em face da controvérsia, para afirmar o que sabem ser verdadeiro e ajudar a separá-lo do que é falso. 

Antes de sair para a escola, escreva uma explicação sobre o que você acredita e o que Deus fez em sua vida. Inclua uma lista de padrões que você cumprirá. Reveja essa confissão! Quando você estiver tentado ou desorientado, examine-o.

Verifique-o periodicamente para ver se suas convicções mudaram e, em seguida, procure por si mesmo para descobrir o porquê. Um problema talvez maior que a igreja está enfrentando não são os jovens que optam por deixar a fé, mas as pessoas que ainda pensam que estão nela, mas não acreditam em nenhum dos ensinamentos cristãos essenciais sobre nada. 

Suas crenças mudaram? Eles estão mais alinhados com as escrituras e vêm de uma maior apreciação de Deus? Boa! Você está menos impressionado com Deus e com Sua palavra ou diminuiu seus padrões morais para si mesmo? Você pode querer verificar a si mesmo.

Etapa 15: Finalmente, não tenha medo

E tenho certeza disso, que aquele que iniciou uma boa obra em você a completará no dia de Jesus Cristo. – Filipenses 1: 6

Você confia em Jesus com sua salvação eterna diante de Deus? Do que pedir a Ele a graça de suportar a faculdade e confiar que Ele a dará a você! Ele lhe dará a graça dia após dia, da mesma maneira que em todas as tarefas que você enfrentar pelo resto da vida.