SLIDE

24 janeiro 2017

O que não levar na lancheira escolar?

As férias da criançada estão acabando ( aqui acaba em março, estão sendo 5 longos meses sem aula) e muitas mamães, papais e responsáveis por criança se preocupam sobre a alimentação dos pequenos na volta as aulas.
Durante as férias, muitos seguem uma linha mais "livre, come tudo" mas na volta as aulas, é preciso ficar atento ao que o pequenos levam na lancheira, a fim de que eles tenham uma alimentação balanceada e mais nutritiva.


Salgados Fritos: Esse tipo de alimento não é recomendado para a lancheira, pois além de ter alto teor calórico e gorduroso, deteriora-se facilmente . Ou seja, seu filho ingerirá uma grande quantidade de gordura, sem quantidade significativa de nutrientes e vitaminas.

Sucos de caixinha: Ao contrário do que muitos pensam, os sucos de caixinha não são uma escolha saudável pois geralmente contêm grande quantidade de conservantes e açúcar. Em média, cada 200 ml de suco artificial equivale a 2 colheres cheias de açúcar. Por isso, o melhor é optar sempre pelos sucos naturais, eu sempre compro a fruta e preparo o suco na hora das crianças saírem pra aula.

Lanches com Embutidos: Devem ser evitados lanches com recheio como salsicha, salame, presunto...pois contêm alto teor de gorduro e sódio ( grande vilão da saúde em todas as idades). O ideal é optar por ingredientes menos gordurosos e com menor valor calórico, como peito de peru, omelete e queijos brancos.

Salgadinhos de saquinho: Está aqui um item que toda criança adora, mas os salgadinhos de saquinho geralmente  são ricos em gorduras saturadas, sódio, açúcar, corantes e conservantes químicos e pobres em vitaminas e minerais, com nenhum valor nutritivo e muitas calorias vazias.
Além disso, podem causar problemas de saúde no futuro, como obesidade, colesterol alto e hipertensão.

Bolinhos doces industrializados: Também deve ficar fora da lancheira, pois contêm alto índice de gorduras e ingredientes artificiais, ou seja, são pouco saudáveis e nada nutritivos. Além disso, comer doce na hora do recreio geralmente não mata tanto a fome como ingerir um alimento salgado. Por isso, não há vantagem alguma para nossos pequenos incluí-los em seus lanches, ( apesar que as crianças iriam sempre preferir os doces, né?)

E no meio de tantos "vilões", como preparar então a lancheira ideal para que a criança tenha todos os nutrientes necessários para uma alimentação rica em vitaminas e minerais? Eu sempre opto por preparar lancheira com frutas, nas escolas da minha cidade, qualquer lanche industrializado é proibido para as crianças, e elas aprendem através do programa "Horta Escolar" a importância de uma alimentação saudável.





COMENTE PELO BLOG!

4 comentários:

  1. Adorei as dicas!
    Beijinhos

    www.ericacruz.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou, obrigada pela visita, seja sempre bem vinda ao blog.

      Beijos

      Eliminar
  2. As alimentações dos filhos são apenas reflexos dos pais. É sempre bom saber disso. Bjos de fada!!!
    http://lulopesfada.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, os filhos comem aquilo que os pais comem.
      Obrigada pela visita, seja bem bem vindo.

      Eliminar

Páginação - Não altere este gadget!





© de tudo um pouco - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - DESENVOLVIDO POR Horion Agência Digital