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09 janeiro 2017

Dieta Crua, conheça!

Quem quiser se tornar um crudívora ( pessoa que só come alimentos crus) pode começar a deixar o fogão de lado...
Nesta dieta, só a espaço para comida fresca e crua. carnes, ovos, derivados de leite e todos os alimentos preparados com calor são evitados, enquanto os legumes, as frutas, as castanhas e os grãos germinados tem presença certa na mesa.
O nutricionista George Guimarães, diretor da NutriVeg Consultoria em Nutrição, só vê vantagens nessa mudança radical de hábitos, mas lembra: "A dieta crua pode ser perfeitamente saudável, desde que se observem alguns com relação á quantidade de calorias ingeridas e a falta de proteínas."


A dieta crudívora pode transformar em um problema se você não comer em quantidades suficientes. Isso porque as folhas e as verduras cruas contêm poucas calorias e são menos concentradas que os alimentos cozidos.
"Uma estratégia boa é você fazer, no mínimo, seis refeições diárias", aconselha George. Suprir as necessidades diárias de ferro também deve ser uma preocupação de quem adota esta dieta. Para isso, as castanhas e os grãos devem ser comidos em abundância.
Os grãos germinados são a solução para a falta de proteínas. Eles podem ser encontrados em supermercados ou em lojas de produtos naturais.

Como os alimentos são ricos em nutrientes e não há destruição das vitaminas, minerais e de enzimas, pois eles são servidos crus, os adeptos da dieta crua relatam uma série de benefícios como:
  • Fornece mais energia
  • Proporciona maior resistência a refrisados e gripes
  • Deixa a pele e o cabelo mais brilhante
  • Melhora o funcionamento do sistema digestivo
  • Beneficia o coração e não obstrui as artérias


O grande alvo dos críticos á dieta crua é a falta de vitamina B12 presente nas carnes e nos derivados de leite.
O nutricionista George Guimarães, aconselha quem só come alimentos crus a tomar um suplemento de vitamina B12. Mas ele garante que só haverá deficiência de outras vitaminas se o seu cardápio não for variado, para isso, é preciso ser muito criativo.
Confira uma sugestão de um cardápio diário, totalmente cru.

Desjejum
  • Suco de limão
  • Suco de melão, ou a própria fruta
  • Frutas secas
Lanche da Manhã
  • Frutas: maçã, pêra e abacaxi
Almoço
  • Salada crua, com variedades de cores, sementes de girassol e gergelim e abacate
  • Cereais germinados
  • Laranja, tangerina, pêssego, damasco, mamão
Lanche da Tarde 1
  • Manga, ameixa, pinhas, uvas e amoras

Lanche da Tarde 2


  • Castanhas e amêndoas
Jantar
  • Uma salada crua bem farta
  • Leguminosas germinadas
  • Manga, abacate, tomate, morango, ameixa
Alimentos que devem ser incluídos em quantidade nas refeições:
  • Banana e abacate ( sempre bem maduro)
  • Castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoas, nozes, avelãs, gergelim, semente de abóbora e semente de girassol
  • Sucos de frutas
  • Brotos, grãos germinados, frutas secas e desidratadas
  • Variedade de vegetais de todas as cores.
Fonte: Malu Especial

E então, já conheciam a dieta crua?
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