SLIDE

16 junho 2015

Violetas ao Vento...O titulo.

Violetas ao Vento... Esse título soou tão bonito que não acreditei quando ele me veio à mente. E, por incrível que pareça, não foi o primeiro. 
Violeta, nossa protagonista, é uma garota de 17 anos. Quando fui escolher o nome dela, entrei naqueles sites de nomes de bebês e comecei pela letra A. Aí meu marido comentou que tenho muitas personagens com nomes com letras do começo do alfabeto. 
Eu: “imagina, nem tenho”. 
Ele: “tem sim”. 
Eu: “vamos ver então... Augusto, Aline, Diogo, Alexandre... (aí eu comecei a murchar), Enzo, Clara, Beatriz, Fábio... tá, tenho mesmo”. 
Logo após isso, saí da letra A e fui para a letra V. Violeta saltou aos meus olhos, e eu sorri, sabendo que aquele seria o nome dela. 
Como é também um nome de flor, optei por colocar Narciso como nome do irmão dela. Assim ficou os dois com nomes de flores ^.


Com o nome da protagonista escolhido, a busca pelo título começou. A história da Violeta é ambientada em Santos, litoral de São Paulo. A ideia inicial era que a praia tivesse uma grande importância para o enredo e, por isso, pensei em algo como “Além do azul do mar”. Contudo, durante a escrita, a praia foi se tornando algo secundário, sendo o vendo mais importante; era ele que secava as lágrimas da Violeta. 
Dessa forma, mudei para “Vento no litoral”, tanto por causa da palavra “vento” no título quanto pela música do Legião Urbana. Este título permaneceu por longos meses, foi até para a revisão assim. No entanto, em um belo dia, uma autora nacional subiu na Amazon um livro com o mesmo nome. Eu quis morrer, sério! 
Fiquei indignada, desolada, inconformada! 
Após dias refletindo sobre o ocorrido, decidi que mudaria sim o título, mas ainda não tinha nada em mente. E em um belo dia (mais um), enquanto eu estava na cozinha fazendo sabe-se lá o que, o título simplesmente surgiu na minha mente. Foi tipo um plim! e pronto, lá estava ele bonitão dizendo oi e acenando para mim. Eu falei: “não é que você combina?” 
Este título remete às várias fases da Violeta, por isso é no plural. Ela vai mudando e amadurecendo ao decorrer da narrativa. E o vento sempre traz coisas para ela, pode ser uma sensação boa ou o simples fato de secar suas lágrimas. 

Quotes: 

Fechei os olhos e respirei fundo, inalando o maravilhoso cheiro do mar que o vento trazia, como se ele fosse capaz de levar tudo embora, todo aquele sofrimento. Na verdade, acho que realizava esse milagre. 

A sensação do vento tocando minha pele foi tão diferente que até precisei parar de andar, fechar os olhos e senti-lo em sua plenitude. Após respirar profundamente, enchendo meus pulmões de esperança, abri os olhos, vendo que Thamires sorria para mim. 



COMENTE PELO BLOG!

15 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou flor.
      Seja sempre bem vinda ao blog!

      Eliminar
  2. bem bacana a indicação, eu ainda nao conhecia o titulo!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  3. Muito bacana, o título é ótimo mesmo.
    Beijos

    http://diadespa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Paula.
      Beijos e seja sempre bem vinda.

      Eliminar
  4. que massa!
    amei amei!!
    beijos
    Taty
    Blog: www.tatycamposblog.com
    Face: https://www.facebook.com/pages/Taty-Campos-Blog/816215075120853?ref=bookmarks
    Insta: @tatycamposblog

    ResponderEliminar
  5. Violeta é um nome ideal! <3
    Eu amei!
    www.iamcamilakellen.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Não conheço o livro.. Adorei a dica de leitura
    Blog de cara nova!
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O livro vai ser lançado ainda flor.
      Obrigada pela visita, seja sempre bem vinda.

      Eliminar
  7. Que lindo, adorei o livro! Tbm sou escritora e fico muito feliz quando vejo outra escritora brasileira tendo um retorno <3 Espero que ela faça sucesso, onde posso comprar?
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom que gostou flor!
      Acredito que ele já esteja disponivel na amazon, fisico ainda não lançou;

      Eliminar
  8. Toda a construção desse livro foi muito boa.
    Estou bem curioso sobre esse livro e essa autora.

    ResponderEliminar

Páginação - Não altere este gadget!





© de tudo um pouco - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - DESENVOLVIDO POR Horion Agência Digital