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08 janeiro 2015

Qual a diferença entre light e diet?


Diet é um termo usado como retirada de algum nutriente,sem implicar na redução de calorias do alimento. Um alimento diet é aquele que serve às dietas especiais com restrições,por exemplo,de açúcares,óleos,sódio ou determinadas proteínas. 
Desse modo,os produtos sem sal são indicados para hipertensos,os sem açúcar para diabéticos,sem gorduras para os excessivos de colesterol(lembrando que colesterol é o álcool que faz parte das gorduras animais,já que toda gordura é a associação de ácido+álcool). 

Portanto,toda gordura vegetal,como óleos de soja,azeites(virgens ou não)não possuem colesterol,pois são todos vegetais. 
O Ministério da saúde classifica esses alimentos diet como “alimentos para fins especiais”. A portaria 29/98,da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde classifica os alimentos diet como formulados ou processados para modificação dos nutrientes,para fins específicos. 


O chocolate diet é indicado para diabéticos,pois tem substituição de conteúdos de 'açúcares da cana' por 'açúcares da beterraba'. Assim,um produto diet até pode reduzir as calorias,mas sua função não é essa,é mais específica. Caso o faça,esse produto também será light.
A Portaria 27/98,da mesma secretaria,define que os termos light,lite ou leve podem ser utilizados para produtos que apresentem uma redução mínima de 25% de um nutriente energético,como carboidratos e lipídios. 
Sendo assim,o termo light significa algum alimento que reduz calorias através da retirada de algum nutriente energético levando,consequentemente,para a redução de calorias. Portanto,alguns queijos podem ser light por reduzir calorias,mas podem aumentar o sal para manter a consistência,sendo desaconselhável para hipertensos.
O ser humano é,como qualquer ser vivo da terra,de composição carbônica. O fato de consumir alimentos mais ou menos calóricos vai implicar na aceleração ou diminuição da velocidade do seu metabolismo. 
Os alimentos que ingerimos são de conteúdo carbônico,e a velocidade com que gastamos essa energia determina,também,a velocidade do metabolismo determinado. As ligações entre carbonos das moléculas precisam de energia para serem quebradas,e como cada 'quebra de ligação' libera uma molécula de água,quanto mais água bebermos,mais 'queima' haverá.
Portanto,se tens alguma doença de caráter nutritivo,seu alimento é diet,e se queres queimar mais suas calorias,seu alimento é light. Tudo isso aliado a exercícios físicos,é claro! 

Bjossss da Fada Mágica dos Cálculos!
Conheçam meu blog: A fada mágica dos cálculos

4 comentários:

  1. Gente, que diferença, eu nao sabia! Adorei o post.

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    1. Poisé, muitas não são?

      Obrigada pela visita e seja sempre bem vinda!

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  2. Há muito tempo que eu não sabia dessa diferença,mas fui investigando dia a dia...
    Bjosss de fadas
    http://lulopesfada.blogspot.com.br

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