SLIDE

10 agosto 2014

5 maneiras criativas para conseguir mais tempo para os filhos

  • Bom dia meninas!
    Olhando o site Familia na net, vi uma matéria muito bacana sobre como passar mais tempo com os filhos. E como sou mãe e sei que muitas leitoras aqui do blog também são, resolvi reproduzir a matéria aqui, espero que aproveitem as dicas, e vale não apenas pra mãe, mas pra quem é tia e quer passar mais tempo com sobrinhos, primos, filhos de amigas, rsrsrs.
    Vamos á matéria?




    1. Passar tempo com os filhos nos dá oportunidades de ensinar através das horas informais e práticas da vida, e a eles para aprender e serem ouvidos. Mais que tudo, é um tempo onde vocês se conectam, e eles sentem-se amados.



  1. Todo pai ou mãe, cedo ou tarde, virá a perceber que poderia ter passado mais tempo com seu filho. Seja pelas reações dele na adolescência, pelos problemas na escola, pelo sentimento de abandono ou depressão, além dos traumas causados na infância. O amor muitas vezes significa encontrar tempo para os mesmos.
  2. Como conseguir tempo, e que esse tempo seja de qualidade na dedicação às nossas crianças?
  3. Penny Warner, autora do livro ‘Quality Time Anytime”, sugere mais de 200 maneiras criativas para aproveitar momentos informais para a interação com o filho em qualquer lugar a qualquer momento.
  4. Acoplando-as em grupos:
  5. 1. Hora do banho
  6. Se a criança pequena estiver na banheira, faça um barquinho de papel e aproveite para contar uma história de aventura. Você pode ainda perguntá-la quantas bolinhas de gude precisa para afundar o barquinho, e ela pensará e responderá.
  7. 2. Hora de dormir
  8. Leia histórias ao seu filho, pergunte a ele como ele acha que a história termina para construir criatividade e imaginação.
  9. 3. No caminho à escola
  10. Cante músicas para incentivar a memória, faça jogos, recitem o alfabeto, digam nomes de animais com as letras do alfabeto, faça perguntas e elas responderão.
  11. 4. Na hora do jantar
  12. Deixe seu filho lhe ajudar na preparação, arrumar a mesa, fazer a salada, lavar algumas louças. Peça a ele para bater os ovos, mexer o suco. Enquanto a família estiver aguardando o jantar, faça jogos de palavras, peçam para eles encontrarem objetos que comecem com a letra M, por exemplo. Contem histórias de família.
  13. 5. Na hora de ir ao supermercado
  14. Peça ajuda à criança para encontrar os itens que precisa, comparar preços, quantidades. Além de despertar a consciência do valor, ela aprenderá a comprar de maneira inteligente.
  15. Isso tudo ajuda em muito a interação de qualidade com as crianças, mas não substituem o tempo exclusivo que ela merece. Algumas dicas para quando estiverem em casa:
  • Brinque com seu filho. Seja jogar juntos, ajudá-lo a montar e construir com peças montáveis, brincar de casinha, bonecas, mesmo somente indo passear no parque e sentar no banco da praça e conversar. Uma vez por semana ao menos por algumas horas trarão benefícios duradouros.
  • Ghost Writer. A ideia é criativa. Coloque bilhetes na lancheira da escola, embaixo do travesseiro, ao lado da cama quando acordam. Digam o quanto as amam. Conheci um pai que fazia isso vários dias da semana já que quando saía para o trabalho, sua filha ainda dormia. Ela guardava seus bilhetes como um tesouro.
  • Comunicação. Essa é a principal de todas. Ao chegar do trabalho, pare para ouvir e saber como foi o dia de seu filho. Faça disso uma tradição. Deixe-os contarem suas experiências.
  • Um dia você poderá olhar para trás e ser grato por essas memórias. Os resultados se mostrarão na confidência dos filhos e em sua vida, que será o espelho necessário para medir suas ações como pais.
  • Autoria: Chris Ayres, Gerente Geral Internacional do site Familia.com.br
  • Website:Chrisayres





COMENTE PELO BLOG!

2 comentários:

  1. essas suas dicas são super interessantes e úteis, para quem quer aproveitar o tempo que está em casa e interagir com seus filhos!
    Post muito bom!
    Bjus e bom domingo!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mesmo pra quem não é mãe, mas é tia, irmã mais velha, pai....rs

      Eliminar

Páginação - Não altere este gadget!





© de tudo um pouco - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - DESENVOLVIDO POR Horion Agência Digital