01 julho 2014

Gastrite: O que comer? O que não comer?

Quem sofre com gastrite sabe o quanto é desconfortável a sensação de queimação na boca do estômago.
Muitas vezes, o incômodo ainda vem acompanhado de dor, estufamento e náusea.
" Gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago normalmente provocada pela bactéria Helicobacter pylori" Explica o gastroenterologista Ricardo Barbuti.
Mas não confunda má digestão com gastrite. No segundo caso os sintomas são intensos e normalmente frequentes.
Aí, é hora de procurar um médico. Que tal apostar em alguns alimentos que ajudam a controlar essa sensação que acaba com o humor de qualquer pessoa?













  • Hortelã: Aposte em uma xícara de chá de hortelã uma hora antes ou depois das refeições para ajudar a acalmar o estômago. Mas atenção, quem tem refluxo, não deve consumir.

    • Iogurte: Opte por aqueles com probióticos, as "bactérias do bem', que podem deixar você mais resistente á H. pylori, segundo estudo mexicano.
      Barbuti que também coordenou um estudo com uma bebida parecida com o iogurte, diz que os voluntários sentiram alívio nas dores de estômago ao adotarem a bebida.
    • Maça: "É aliada no controle de náuseas, devido ao seu teor de água, ao sabor neutro e a presença de fibras", diz a nutricionista Camila Leonel.  As fibras exigem que você mastigue bem, o que evita que o estômago tenha de trabalhar mais para digerir.
    • Pão integral: "Alimentos integrais controlam os níveis de ácido clorídrico, substância liberada pelo estômago que provoca a queimação", afirma a nutricionista Desirée Barroca.
    • Banana verde: "Os frutos ainda verdes são ricos em flavonoides que atuam na proteção da mucosa do estômago", diz Camila.
      Dá pra fazer em casa a biomassa, um creme que pode ser usado em sucos e sopas.
    • Manjericão: Segundo Desirée, temperos frescos são calmantes naturais, que ajudam a amenizar os sintomas.
      E Camila completa: são substitutos do sal que em excesso, também pode piorar o quadro de gastrite.
    • Sardinha: Mais barata que o salmão, é boa fonte de ômega 3. "A substância tem ação anti-inflamatória , o que ajuda na recuperação da mucosa do estômago", diz Desirée.




     Comer a cada três horas e mastigar bem os alimentos são ações que mantêm a gastrite sob controle. Além disso, você deve evitar:
    • Alimentos gordurosos
    • Bebidas com cafeína, como refrigerante, chocolates, café, chá-mate, chá preto.
    • bebidas alcoólicas e cigarro
    • Frutas ácidas como laranja ou abacaxi
    • Temperos industrializados, como catchup e picantes.



     Mas não é apenas a má alimentação que pode piorar a gastrite: Medicamentos, uso crônico de bebidas alcoólicas e tabagismo também irritam o estômago.
    O estresse é outro vilão." O estresse dá dor, mas não causa inflamação", diz Barbuti.
    "A gastrite compromete a qualidade de vida do paciente e pode causar problemas mais sérios, como úlcera e câncer", completa.






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    18 comentários:

    1. Olá!!!!
      Adorei o post e as dicas.
      Eu tenho gastrite e colite e sei muito bem como essas queimações são desagradáveis. Com esse mundo de hoje, que nos deixa mega estressados, não tem coo evitar que a gastrite nos pegue... Eu tive de mudar minha alimentação, mas às vezes acabo saindo das regras pra dar uma abusada na gordura, asushauashashsauashsau!

      Beijos
      http://estantedafer.blogspot.com.br

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      1. Meu esposo tem gastrite e é horrível quando ataca, vive no remédio.

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    2. Amei o post flor, dicas assim são sempre bem vindas, beijo
      www.procurafeminina.com.br

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    3. Ótimas dicas! Até quem não tem, ás vezes é bom cuidar melhor da alimentação.

      Um super beijo, Manu ♡
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      1. Sim Manu, prevenir é melhor do que remediar, rsrsrs

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    4. Ótimas dicas, tenho conhecidos que sofrem muito de gastrite, e dizem que é horrível, é preciso muita atenção. Vi seu recado em meu blog e vim aqui conhecer seu cantinho, gostei demais, muito inspirador, por isso já estou seguindo-o *o* Miiil Beeeejus! :*

      www.dallyse.blogspot.com.br

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      1. Obrigada Dallyse, esper que esteja sempre por aqui fazendo uma visitinha!

        Beijos e seja sempre bem vinda.

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    5. ótimo post, gostei!

      Beijos
      Mulher Antenadíssima ♥

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    6. Uma boa alimentação é fundamental.

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    7. De todas as coisas que fzem bem, citadas só não me agradou a sardinha...
      Te escolhi para responder uma tag super legal...assim que vc responder me avisa pra eu vir conferir suas respostas :)
      Bjs Bjs
      http://www.biroskadakeka.com.br/2014/07/tag-7-coisas.html

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      1. Obrigada Keka!
        Assim que eu responder eu te aviso, ok?

        Beijos.

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    8. Só passei por isto uma vez e a sensação é péssima.
      Vou registar algumas dicas para se me acontecer outra vez, ótimo post. :)

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      1. Anote sim Catarina, muito importante estar sempre prevenida!

        Beijos e seja sempre bem vinda.


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    9. Ótimas dicas, é difícil encontrar blogs com dicas como essas.
      Só não gostei da sardinha, de primeiro gostava muito mas hoje não posso nem sentir o cheiro.
      Parabéns pelo blog, sucessos :)

      http://www.blogvivereaprender.com/

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      1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, klyslene eu antes odiava sardinha ou eu até como se for como ingrediente em outros pratos, pura tbm não curto muito não, mas amo com macarrão, descobri que fica uma delicia!

        Beijos e seja sempre bem vinda.

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